sábado, 4 de outubro de 2008

MENSAGEM P/ IDOSOS

PRECE - Uma prece árab

Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.
Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes, e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.
Meu Deus, se me deres a fortuna, não me tires a felicidade; se me deres a força, não me tires a sensatez; se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.
Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não acusar meus adversários com mais severidade do que a mim mesmo.
Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória, quando bem sucedido, e nem pelo desespero, quando derrotado. Lembra-me que a experiência de uma queda poderá proporcionar uma visão diferente do mundo.
Ó Deus!
Faze-me sentir que o perdão demonstra força, e que a vingança é prova de fraqueza.
Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.
Se me faltar a saúde, conforta-me com a graça da fé.
E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.
Finalmente Senhor, se eu Te esquecer, te rogo que nunca Te esqueças de mim.

MENSAGEM - p/ Pessoa Idosa

VELHO OU IDOSO

Você se considera uma pessoa idosa, ou velha?E você que é jovem, como deseja chegar lá?Acha que é a mesma coisa?Pois então ouça o depoimento de um idoso com 80 anos.Idosa é uma pessoa que tem muita idade.Velha é a pessoa que perde a jovialidade.Você é idoso quando sonha.É velho quando apenas dorme.Você é idoso quando ainda aprende.É velho quando já nem ensina.Você é idoso quando pratica esportes ou de alguma outra forma seexercita.É velho quando apenas descansa.Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs.É velho quando seu calendário só tem ontens.O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longavida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência.Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponteentre presente e o futuro.E é no presente que os dois se encontram.Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez detransmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo edesilusão.Para ele, não existe ponte entre passado e o presente, existe um fossoque separa do presente pelo apego ao passado.O idoso se renova a cada dia que começa e o velho se acaba a cadanoite que termina.O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e aesperança se ilumina.O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.O idoso tem planos.O velho tem saudades.O idoso curte o que resta da vida.O velho sofre o que o aproxima da morte.O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender osnovos tempos.O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa amodernidade.O idoso leva uma vida, plena de projetos e de esperança.Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastamdestituídas de sentido.As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso.As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.Em resumo, o idoso e velho são duas pessoas que até podem ter a mesmaidade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

Reportagem - Dia Mundial de Alerta contra Abuso de Idosos

OMS cria o Dia Mundial de Alerta contra Abuso de Idosos

A Organização Mundial da Saúde lançou nesta quinta-feira, na sede da ONU em Nova York, o primeiro Dia Mundial de Alerta contra o Abuso de Idosos, que passará a ser comemorado todos os anos no dia 15 de junho. "Hoje, a tendência dos países, em relação a violência contra o idoso, é de negar. Por isso, temos que repetir esse ciclo que foi feito em relação à violência doméstica, contra a criança e contra a mulher. É o que precisamos fazer agora contra o abuso e a negligência das pessoas idosas", comentou Alexandre Kalache, chefe do Programa de Envelhecimento e Saúde da OMS.
O abuso contra a terceira idade inclui violência física, psicológica, abuso financeiro e negligência, mas não existem dados concretos sobre a gravidade do problema.

"Existem cálculos que dizem que mais ou menos entre 6 e 10% das pessoas idosas já foram ou estão sendo negligenciadas ou violadas em seus direitos de alguma forma", prosseguiu Kalache.

Para o chefe do Programa de Envelhecimento da OMS, a defesa dos idosos começa pela educação da sociedade.

"Existe a necessidade de uma tomada de consciência de toda a sociedade, de todos os setores, para mostrar como esse problema é freqüente e o quanto ele traz de sofrimento para as pessoas, muitas vezes as mais vulneráveis de nossa sociedade", concluiu Alexandre Kalache.

FONTE: http://www.un.org/radio/por/detail/457.html

MENSAGEM - Dia da Vovó

PARABENS VOVÓ

Marcial Salaverry



E você, sempre uma jovem vovó...

Claro... É uma alegria só...

Quando os netinhos vem chegando,

mais você os vai amando...

Quando chega mais uma netinha pra embalar...

Mais um chorinho pra calar...

Mais fraldinhas pra trocar...

Muita mais alegria acabou de chegar...

É isso a cada novo nascimento...

Eles sempre vem num lindo e bom momento,

sempre superando qualquer lamento...

Netos sempre serão

de seu ser a continuação...

Que seu choro, de alegria seja,

e sua presença sempre benfazeja...

Beijos nos netos, linda vovó...

Chore... Mas chore só

lágrimas de alegria, de felicidade...

A cada linda novidade,

porque a chegados dos netos,

trará alegria em sua vida...

Felicidades, minha querida...

E que todas as vovós do mundo,

sempre recebam um carinho profundo,

não apenas em datas festivas,

mas todos os dias em que ela viva,

pois as vovós sempre

merecem toda a felicidade,

pois são mães duas ou mais vezes...

Convite da Inauguração do CASI - realizado em 16 de setembro de 20008

CONVITE

AGRADECENDO A DEUS E COM CARINHO QUE ESTAMOS CONVIDAMOS VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARA PARTICIPAR DA INAUGURAÇÃO DO CASI – CENTRO DE ATENDIMENTO À SAÚDE DO IDOSO. NO DIA 16 DE SETEMBRO DE 2008 A PARTIR DAS 14H. LOCALIZADO NA RUA CLARINO TEIXEIRA, N.º 20, CENTRO, COARACI – BAHIA. (SINDICATO RURAL DE COARACI). NESSA TARDE TEREMOS A PALESTRA INTITULADA O PERFIL DO IDOSO DE COARACI. CONTAMOS COM A PRESENÇA DE VOCÊS!

A INSCRIÇÃO CUSTA R$2,00 (DOIS REAIS).
COM CERTIFICADO CUSTA R$ 5,00(CINCO REAIS).

INFORMAÇÕES:

(73) 91988712
(73) 91155615

casi_coaraci@yahoo.com.br

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8551948749951355449

CAROL & NELSON
MOURA CABRAL

Centro de Atendimento à Saúde do Idoso - CASI